Dicas de Manutenção: Motor

A dica de hoje é sobre o motor, item de grande importância em qualquer veículo.
Para um caminhão rodar muitos quilômetros sem precisar abrir o motor, o importante é seguir a risca o que está escrito no manual: sempre operar com a rotação do motor dentro dos parâmetros de cada marcha e utilizar o freio-motor em conjunto com o pedal de freio, que, além de aumentar a segurança, garante economia de combustível.

Motor ISC Cummins

Motor ISC Cummins

A temperatura correta também é fundamental para que o seu motor rode muito sem apresentar problemas: ele não pode estar nem muito quente, nem muito frio.
Um motor pode esquentar por uma série de motivos, sendo os mais freqüentes: (1) uso de líquido de arrefecimento inadequado, (2) vazamentos, (3) falta de limpeza externa do radiador, (4) regulagens incorretas do motor, (5) excesso de carga, entre outros.
Para evitar que isso aconteça, não carregue o caminhão além dos limites, use aditivos de boa qualidade e faça manutenção apenas em oficinas de confiança e que utilizam produtos e peças originais/autorizadas. O excesso de temperatura diminui o desempenho, aumenta as emissões gasosas e causa danos irreparáveis, diminuindo consideravelmente a vida útil do seu motor.

E rodar com o motor a baixas temperaturas também não é recomendado. A causa mais freqüente são falhas da válvula termostática. Há quem diga que é melhor eliminá-la para evitar superaquecimento, mas não faça isso! Em caso de falhas, substitua a válvula já que o motor rodando a baixas temperaturas  expele mais poluentes na atmosfera.

Continue seguindo as nossas dicas, nós sabemos o quanto é importante para vocês não serem deixados na mão e ter o caminhão funcionando como deve. Afinal, não custa nada repetir: veículo parado é prejuízo e prevenir é sempre melhor que remediar!
Em breve, a Vale FORD Caminhões dará mais dicas aos seus Amigos da Estrada!

Esse post foi publicado em Dicas de Manutenção e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Dicas de Manutenção: Motor

  1. Pingback: Dica de manutenção: Motor

  2. marcos disse:

    no marcador de temperatura ele pode chegar ate quanto a temperatura em graus sem danificar o veiculo

    • valecaminhoes disse:

      Olá Juarez!
      Primeiramente agradecemos por ter nos visitado!
      O caminhão custa R$ 210.000,00 na versão completa e o motor é de 320 CV. Venha conhecê-lo de perto, e conversar com um de nossos vendedores para maiores informações. A Concessionária Vale Ford Caminhões terá o prazer em atendê-lo.

    • valecaminhoes disse:

      Olá Marcos!
      Informamos que no marcador de temperatura, o mesmo trabalha geralmente um pouco acima do meio, porém até três quartos é normal o ponteiro chegar em TOPS de subida principalmente.
      O que não pode acontecer é chegar no vermelho e soar a sirene. Caso isso aconteça, entre em contato conosco.
      Agradecemos seu contato, e continue nos acompanhando.
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s